Ads Top

I Ching, o Livro das Mutações - Livro Primeiro, Hexagrama 64: Wei Chi / Antes da Conclusão

Imagem de 'Wei Chi / Antes da Conclusão' - hexagrama número 64, de 64 que fazem parte do I Ching, o Livro das Mutações

Esse texto faz parte da série a respeito do I Ching, o Livro das Mutações, que publicamos no blog quinzenalmente. A proposta é apresentar os textos sobre os 64 hexagramas publicados nos livros Primeiro e Terceiro do livro de Richard Wilhelm.

Para entender melhor o que é o I Ching, sugerimos dar uma olhada no post:


Para consultar o índice dos 64 hexagramas, basta acessar:


Cada hexagrama inclui:

  • uma introdução geral, apresentando aspectos básicos do hexagrama;
  • nome do hexagrama (卦名 guàmíng), que por si só já é repleto de simbolismos;
  • texto, também chamado julgamento ou oráculo, que revela em linguagem simbólica o significado do hexagrama e possui poucas frases, tendo a ele sido adicionados comentários e interpretações ao longo dos séculos, a fim de ajudar o leitor a traduzir o ensinamento ancestral;
  • imagem ou símbolo, que apresenta uma mensagem adicional, com um modelo de conduta ou um conselho estratégico para lidar com a situação indicada pelo hexagrama; e
  • os textos das linhas, em número de seis, indicam alternativas ou transformações possíveis das condições retratadas no hexagrama - lembrando que as linhas são contadas de baixo para cima, sendo a linha inferior a primeira.

E isso é basicamente tudo que você precisa saber para continuar. Boa leitura!

Livro Primeiro (o Texto), Hexagrama 64: Wei Chi / Antes da Conclusão



Esse hexagrama indica o período em que a transição da desordem à ordem ainda não se completou.

A transição já está, sem dúvida, preparada, uma vez que todas as linhas do trigrama superior encontram-se em relação com as do trigrama inferior.

Mas elas ainda não se encontram em seus devidos lugares.

Enquanto o hexagrama anterior assemelha-se ao outono, que realiza a transição do verão para o inverno, este hexagrama é como a primavera, que conduz da estagnação do inverno à fertilidade do verão.

O Livro das Mutações termina, então, com essa perspectiva cheia de esperança.

Julgamento


ANTES DA CONCLUSÃO. Sucesso. Porém, se a pequena raposa, quase ao completar a travessia, deixa sua cauda cair na água, nada será favorável.

As condições são difíceis. A tarefa é grande e cheia de responsabilidade. Consiste em nada menos que conduzir o mundo da confusão de volta à ordem.

Mesmo assim é uma tarefa que promete sucesso, já que existe um objetivo capaz de reunir as forças divergentes.

Porém, ao início, é necessário caminhar com toda cautela, como uma velha raposa andando sobre o gelo. Na China, a cautela da raposa ao cruzar o gelo é proverbial.

Seus ouvidos estão sempre atentos ao menor estalo de gelo partindo-se, enquanto procura, cuidadosa e intensamente, os lugares mais seguros.

Uma jovem raposa que ainda desconhece essa prudência avança audaciosa e pode cair n'água pouco antes de completar a travessia, molhando assim sua cauda.

Então, é claro, todo esse esforço terá sido inútil. Por isso, no período que precede a conclusão, os pré-requisitos do sucesso são reflexão e cautela.


Imagem


Fogo sobre a água: a imagem das condições ANTES DA CONCLUSÃO. Assim, o homem superior é cauteloso ao diferenciar as coisas, para que cada uma ocupe o lugar que lhe é próprio.

Quando o fogo, que por sua natureza queima para o alto, está acima, e a água, cujo movimento natural é descendente, está embaixo, seus efeitos divergem e não se relacionam.

Para que se possa obter um resultado, é necessário primeiro analisar a natureza das forças em questão e qual a posição que lhes corresponde.

Se essas forças forem exercidas a partir do local adequado, produzirão os efeitos desejados, e a "conclusão" será alcançada.

Porém, para que o homem possa manejar corretamente as forças externas, é necessário, antes de tudo, que ele próprio chegue ao ponto de vista acertado, pois só a partir desse posicionamento poderá agir da forma certa.

Textos das linhas


Raposa desconfiada, em um charco sob a chuva: ilustra a seção a respeito dos textos das linhas de ''Wei Chi / Antes da Conclusão'', um dos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações


Seis na primeira posição significa: ele mergulha sua cauda na água. Humilhante.

Em épocas de desordem, o homem é tentado a pressionar, procurando adiantar-se de modo a realizar algo que seja visível.

Mas esse entusiasmo não conduz senão a fracassos e humilhação, pois ainda não é chegado o momento de agir.

Nessas épocas, é prudente se procurar manter uma atitude reservada, evitando-se, assim, a humilhação do fracasso.

Nove na segunda posição significa: ele freia suas rodas. A perseverança traz boa fortuna.

Aqui também o momento para agir ainda não chegou. Mas a paciência que se requer não é a de uma espera indolente, inconsciente, do amanhã.

Caso se mantenha essa atitude, não se chegará a qualquer êxito. Ao contrário, o homem deve procurar desenvolver em si mesmo a força que lhe possibilitará ir adiante.

É como se, para completar a travessia, fosse necessário um veículo que, no momento, ainda se deveria manter freado. A paciência, no sentido mais elevado, significa frear a força.

Por isso o homem não deve se deixar adormecer, perdendo de vista o objetivo. Se ele se mantiver forte e constante em sua decisão, tudo ao final acabará bem.



Seis na terceira posição significa: atacar antes da conclusão traz infortúnio. É favorável cruzar a grande água.

O momento da transição chegou, mas não se dispõe da força necessária para completar a travessia. Tentar forçá-la seria desastroso, pois a queda seria então inevitável. O que se deve fazer?

É preciso criar novas condições, recorrer à energia de auxiliares competentes e, com essa cooperação, dar o passo decisivo - cruzar a grande água. Então, será possível concluí-la.

Nove na quarta posição significa: a perseverança traz boa fortuna. O arrependimento desaparece. Comoção, para castigar a terra do diabo. Durante três anos, grandes reinos serão dados como recompensa.

Este é o momento da luta. A travessia deve ser completada. Fortalecer sua decisão traz boa fortuna. Num período tão grave de lutas, é necessário silenciar toda e qualquer dúvida que possa surgir.

Trata-se de um combate feroz para subjugar e castigar a terra do diabo, as forças da decadência. Mas a luta tem também sua recompensa.

Agora é o momento de consolidar as bases de um poder e domínio para o futuro.



Seis na quinta posição significa: a perseverança traz boa fortuna. Nenhum arrependimento. A luz do homem superior é verdadeira. Boa fortuna.

A vitória foi conquistada. O poder da constância não fracassou. Tudo correu bem. As dúvidas foram superadas. O sucesso justificou a ação.

A luz de uma personalidade superior brilha novamente; sua influência se faz sentir entre aqueles que crêem nela e se reúnem à sua volta. Um novo tempo começou e com ele a boa fortuna.

Assim como o sol brilha com redobrada beleza após a chuva, ou como a floresta cresce ainda mais verdejante após as cinzas de um incêndio, assim também a nova era parece mais gloriosa pelo contraste com a miséria do período que passou.

Nove na sexta posição significa: bebe-se vinho em plena confiança. Nenhuma culpa. Mas se ele molha sua cabeça, perderá essa confiança.

Antes da conclusão, no despertar da nova era, um homem se reúne com seus amigos numa atmosfera de confiança mútua e, enquanto transcorre o tempo da espera, eles bebem vinho.

Como se está já no limiar da nova era, isso não é motivo de culpa. Mas é necessário cuidar para manter-se dentro dos limites adequados.

Se numa exaltação de alegria ele se exceder na bebida, perderá, por sua falta de moderação, as condições favoráveis do momento.

Nota:

hexagrama APÓS A CONCLUSÃO representa a transição gradual de uma época de desenvolvimento e apogeu cultural para uma época de estagnação. O hexagrama ANTES DA CONCLUSÃO representa a transição do caos à ordem. Surgindo ao final do Livro das Mutações, este hexagrama mostra que todo término dá lugar a um novo início; assim, transmite ao homem esperança. O Livro das Mutações é um livro do futuro.

Depois de tudo

E aqui alcançamos o final do texto sobre o hexagrama Wei Chi / Antes da Conclusão, da primeira parte do livro I Ching, o Livro das Mutações.

Caso tenha interesse, pode adquirir o livro clicando na imagem a seguir:



Para consultar o índice dos hexagramas, clique:

Próximo hexagrama:
  • Não há.

Hexagrama anterior:


---

Créditos e referências

Ilustrações e fotos creditadas na ordem em que aparecem no post.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.