Ads Top

I Ching, o Livro das Mutações - Livro Primeiro, Hexagrama 58: Tui / Alegria (Lago)

Imagem de 'Tui / Alegria (Lago)' - hexagrama número 58, de 64 que fazem parte do I Ching, o Livro das Mutações

Esse texto faz parte da série a respeito do I Ching, o Livro das Mutações, que publicamos no blog quinzenalmente. A proposta é apresentar os textos sobre os 64 hexagramas publicados nos livros Primeiro e Terceiro do livro de Richard Wilhelm.

Para entender melhor o que é o I Ching, sugerimos dar uma olhada no post:


Para consultar o índice dos 64 hexagramas, basta acessar:


Cada hexagrama inclui:

  • uma introdução geral, apresentando aspectos básicos do hexagrama;
  • nome do hexagrama (卦名 guàmíng), que por si só já é repleto de simbolismos;
  • texto, também chamado julgamento ou oráculo, que revela em linguagem simbólica o significado do hexagrama e possui poucas frases, tendo a ele sido adicionados comentários e interpretações ao longo dos séculos, a fim de ajudar o leitor a traduzir o ensinamento ancestral;
  • imagem ou símbolo, que apresenta uma mensagem adicional, com um modelo de conduta ou um conselho estratégico para lidar com a situação indicada pelo hexagrama; e
  • os textos das linhas, em número de seis, indicam alternativas ou transformações possíveis das condições retratadas no hexagrama - lembrando que as linhas são contadas de baixo para cima, sendo a linha inferior a primeira.

E isso é basicamente tudo que você precisa saber para continuar. Boa leitura!

Livro Primeiro (o Texto), Hexagrama 58: Tui / Alegria (Lago)



Tui, ALEGRIA, assim como Sun, SUAVIDADE (57), é um dos oito hexagramas formados pela repetição de um mesmo trigrama.

Tui significa a filha menor, tem como símbolo o lago sorridente e seu atributo é a alegria.

Essa jovialidade não se origina, como poderia parecer, na maleabilidade de que é dotada a linha na última posição. O atributo do princípio maleável ou obscuro não é a alegria e, sim, a melancolia.

Todavia, a alegria é indicada pelo fato de haver duas linhas fortes no interior que se expressam no plano externo através da suavidade.

A verdadeira alegria, portanto, baseia-se numa firmeza e força interior, expressando-se no plano externo através de suavidade e gentileza.

Julgamento


A ALEGRIA. Sucesso. A perseverança é favorável.

A alegria é um estado de ânimo contagiante e, por isso, promove o sucesso. Mas ela deve ter como base a constância, para que não degenere numa euforia descontrolada.

A verdade e a força devem residir no coração, enquanto a suavidade deve se manifestar no relacionamento social.

Desta forma, adota-se a atitude correta em relação à divindade e aos homens, podendo-se chegar a realizar algo.

Em certas circunstâncias, a intimidação sem a gentileza pode ter algum resultado, durante um tempo limitado, mas não para sempre.

Quando, por outro lado, se conquista o coração dos homens através da amabilidade, estes são levados a aceitar toda sorte de dificuldades de boa vontade e, se necessário, enfrentarão até mesmo a morte sem recuar, tão grande é o poder da alegria sobre os homens.


Imagem


Lagos que repousam um sobre o outro: a imagem da ALEGRIA. Assim, o homem superior reúne-se a seus amigos para debater e praticar.

Um lago evapora e, pouco a pouco, vai se esgotando. Mas quando dois lagos estão unidos, eles não secam tão facilmente, pois um alimenta o outro.

O mesmo ocorre no campo do conhecimento. O saber deve ser uma força revigorante e vitalizadora.

Isso só é possível quando há um intercâmbio estimulante com amigos afins, em cuja companhia se possa debater e procurar aplicar as verdades da vida.

Desse modo, o conhecimento se amplia, incorporando múltiplas perspectivas, e se torna mais leve e jovial, enquanto que nos autodidatas tende a ser sempre um pouco pesado e unilateral.

Textos das linhas


Sorriso franco e rosado de menino chinês: ilustra a seção a respeito dos textos das linhas de ''Tui / Alegria (Lago)'', um dos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações


Nove na primeira posição significa: alegria contente. Boa fortuna!

Há uma alegria serena, silenciosa, que se cultiva no recolhimento, quando a mente nada mais deseja do exterior, mas com tudo se contenta; essa alegria está livre de qualquer sentimento egoísta de simpatia ou antipatia.

A boa fortuna consiste nessa liberdade, pois ela possui a tranquila segurança de um coração interiormente fortalecido.

Nove na segunda posição significa: alegria sincera. Boa fortuna. O arrependimento desaparece.

Com frequência, uma pessoa se encontra em contato com homens inferiores a cuja companhia é atraída por prazeres impróprios a um homem superior.

A participação em tais prazeres acarretaria, sem dúvida, arrependimento, pois um homem superior não pode encontrar real satisfação em prazeres indignos.

Quando, reconhecendo isso, um homem não deixa que sua vontade se desvie e, assim, não encontra qualquer prazer em tais atitudes, então nem mesmo companhias questionáveis ousariam tentá-lo com prazeres indignos, pois ele não os usufruiria.

Com isso, todas as causas de arrependimento são eliminadas.



Seis na terceira posição significa: alegria que chega. Infortúnio!

A verdadeira alegria deve brotar do interior. Mas, quando uma pessoa está inteiramente vazia e entregue por completo ao mundo, suas fúteis alegrias vêm então do exterior.

É o que muitas pessoas buscam como diversão. Pessoas interiormente instáveis que, por isso, têm necessidade de entretenimentos, sempre encontrarão oportunidade para se divertir.

Elas atraem os prazeres externos em virtude do vazio de seu mundo interno. Com isso, perdem-se cada vez mais, o que naturalmente provoca o infortúnio.

Nove na quarta posição significa: a alegria que avalia não está tranquila. Depois de se livrar dos erros, um homem encontra a alegria.

Com frequência, o homem se encontra avaliando e julgando diferentes formas de prazer. Enquanto ainda não decidiu qual escolherá, se a mais elevada ou a mais vil, não terá paz em seu interior.

Só quando ele reconhece claramente que paixão traz sofrimento, é que poderá afastar-se dos prazeres inferiores e buscar os mais elevados.

Uma vez consolidada essa decisão, ele encontra a verdadeira alegria e paz. O conflito interno é, então, superado.



Nove na quinta posição significa: ser sincero para com influências destrutivas é perigoso.

Elementos perigosos aproximam-se mesmo dos melhores homens. Quando lhes é dado acesso, sua influência destrutiva passa a agir, lenta porém seguramente.

Isso sem dúvida acarreta perigo. Porém, aquele que reconhece essa situação e compreende o perigo saberá proteger-se e estará a salvo.

Seis na sexta posição significa: alegria sedutora.

Uma pessoa fútil atrai os prazeres dos divertimentos e sofrerá por isso.

Se um homem carece de firmeza interior, os prazeres do mundo aos quais não evitou exercem tal pressão, que vêm arrastá-lo.

Não é mais uma questão de perigo, de boa fortuna ou infortúnio. Ele abdicou do comando de sua própria vida. Sua sorte depende agora do acaso e das influências externas.

Depois de tudo

E aqui alcançamos o final do texto sobre o hexagrama Tui / Alegria (Lago), da primeira parte do livro I Ching, o Livro das Mutações.

Caso tenha interesse, pode adquirir o livro clicando na imagem a seguir:



Para consultar o índice dos hexagramas, clique:

Próximo hexagrama:

Hexagrama anterior:


---

Créditos e referências

Ilustrações e fotos creditadas na ordem em que aparecem no post.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.