Ads Top

I Ching, o Livro das Mutações - Livro Primeiro, Hexagrama 42: I / Aumento

Imagem de 'I / Aumento' - hexagrama número 42, de 64 que fazem parte do I Ching, o Livro das Mutações

Esse texto faz parte da série a respeito do I Ching, o Livro das Mutações, que publicamos no blog quinzealmente. A proposta é apresentar os textos sobre os 64 hexagramas publicados nos livros Primeiro e Terceiro do livro de Richard Wilhelm.

Para entender melhor o que é o I Ching, sugerimos dar uma olhada no post:


Para consultar o índice dos 64 hexagramas, basta acessar:


Cada hexagrama inclui:

  • uma introdução geral, apresentando aspectos básicos do hexagrama;
  • nome do hexagrama (卦名 guàmíng), que por si só já é repleto de simbolismos;
  • texto, também chamado julgamento ou oráculo, que revela em linguagem simbólica o significado do hexagrama e possui poucas frases, tendo a ele sido adicionados comentários e interpretações ao longo dos séculos, a fim de ajudar o leitor a traduzir o ensinamento ancestral;
  • imagem ou símbolo, que apresenta uma mensagem adicional, com um modelo de conduta ou um conselho estratégico para lidar com a situação indicada pelo hexagrama; e
  • os textos das linhas, em número de seis, indicam alternativas ou transformações possíveis das condições retratadas no hexagrama - lembrando que as linhas são contadas de baixo para cima, sendo a linha inferior a primeira.

E isso é basicamente tudo que você precisa saber para continuar. Boa leitura!

Livro Primeiro (o Texto), Hexagrama 42: I / Aumento



A ideia de aumento é sugerida pelo fato de a linha inferior forte do trigrama superior ter mergulhado, colocando-se embaixo do trigrama inferior.

Esta concepção de aumento exprime também uma idéia fundamental no Livro das Mutações. Governar na verdade significa servir.

Um sacrifício do superior visando a um aumento do inferior é considerado um simples aumento. Isso indica o único espírito capaz de ajudar o mundo.

Julgamento


AUMENTO. É favorável empreender algo. É favorável atravessar a grande água.

O sacrifício por parte dos que estão situados ao alto em benefício dos que estão em posições inferiores desperta no povo um sentimento de alegria e gratidão, que é de suma importância para o bem comum.

Quando as pessoas amam a seus governantes, tornam-se capazes de realizar com sucesso até mesmo coisas difíceis e perigosas.

Em tais épocas de progresso, em que o desenvolvimento se realiza com sucesso, o trabalho é necessário para que as possibilidades do momento sejam utilizadas.

Este período é semelhante a um casamento entre o céu e a terra, quando a terra participa da força criadora do céu, dando forma e concretude aos seres vivos.

A época do aumento não é permanente e por isso deve ser aproveitada enquanto perdura.


Imagem


Vento e trovão: a imagem do AUMENTO. Assim, o homem superior, quando vê o bem, o imita. Quando tem falhas, as descarta.

Ao observar como o trovão e o vento aumentam e fortalecem um ao outro, o homem pode aprender o sentido do autodesenvolvimento, do autoaprimoramento.

Quando alguém descobre algo de bom nos outros, deve imitá-lo, integrando a si, desse modo, todo o bem sobre a terra. Quando percebe algo de mau em si mesmo, deve descartá-lo.

Assim, se libertará do mal. Esta mudança ética é o mais importante aumento da personalidade.

Textos das linhas


Tartaruga desconfiada saindo da casinha: ilustra a seção a respeito dos textos das linhas de ''I / Aumento'', um dos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações


Nove na primeira posição significa: é favorável executar grandes obras. Sublime boa fortuna. Nenhuma culpa.

Quando um homem recebe uma grande ajuda vinda do alto, deverá fazer uso desse aumento de força para realizar uma obra igualmente grande.

Em outras circunstâncias, ele não teria nem a força necessária para assumir as responsabilidades implicadas num tal projeto.

Libertando-se do egoísmo, a grande boa fortuna será alcançada e com isso se estará, assim, isento de culpa.

Seis na segunda posição significa: alguém sem dúvida o aumenta. Dez pares de tartarugas não podem se opor a isso. Contínua perseverança traz boa fortuna. O rei o apresenta diante de Deus. Boa fortuna.

O verdadeiro aumento ocorre quando o homem cria interiormente as condições propícias à sua manifestação, isto é, quando cultiva a receptividade e o amor ao bem. Dessa forma, aquilo pelo que ele anseia vem ao seu encontro com a inevitabilidade das leis naturais.

Estando assim o aumento em harmonia com as leis supremas do universo, não pode ser impedido por nenhum conjunto de circunstâncias ocasionais.

Tudo depende de ele não se tornar negligente em virtude da boa fortuna. O homem deve conquistá-la através de seu poder interno e da constância.

Isso o torna relevante diante de Deus e dos homens, possibilitando-lhe realizar algo pelo bem do mundo.



Seis na terceira posição significa: alguém é enriquecido em virtude de acontecimentos desafortunados. Nenhuma culpa, caso você seja sincero, caso siga pelo caminho do meio, e informe ao príncipe, apresentando-lhe um selo.

Uma época de bênçãos e enriquecimentos tem efeitos tão poderosos que mesmo os acontecimentos normalmente desafortunados tornam-se benéficos àqueles a quem afetam.

Estando tais pessoas isentas de erro e agindo de acordo com a verdade, adquirem uma autoridade interior capaz de influir como se estivesse sancionada por um documento selado.

Seis na quarta posição significa: se você segue pelo caminho do meio e informa ao príncipe, ele o seguirá. É favorável ser utilizado na mudança da capital.

É importante que haja mediadores entre os governantes e os governados.

Essa função supõe um espírito desinteressado, especialmente em épocas de aumento, uma vez que o benefício enviado pelo governante deve ser distribuído ao povo.

Desse benefício, nada deve ser retido de forma egoísta; é necessário que seja entregue àqueles aos quais foi destinado.

Esse mediador pode exercer uma influência benéfica sobre o governante. Seu papel é de essencial importância nos períodos em que são decididos empreendimentos cruciais para o futuro, o que exige a concordância de todos os interessados.



Nove na quinta posição significa: se você tem na verdade um coração bondoso, não pergunte. Sublime boa fortuna. A bondade será realmente reconhecida como virtude sua.

A verdadeira bondade não é calculista nem se preocupa com gratidão ou mérito, porém age em virtude de uma necessidade interior.

Um tal coração verdadeiramente bondoso já se sente recompensado ao ser reconhecido. Assim sua influência benéfica se estende sem impedimentos.

Nove na sexta posição significa: ele não traz aumento a ninguém. Na verdade alguém vem a golpeá-lo. Ele não mantém seu coração constantemente firme. Infortúnio.

Isto significa que as pessoas em posições elevadas devem, através de uma renúncia, aumentar aquelas que estão em posições inferiores. Negligenciando este dever e não ajudando a ninguém, se perde a estimulante influência dos outros e logo se estará isolado.

Deste modo, o homem atrai ataques à sua própria pessoa. Uma atitude que não permaneça em constante harmonia com as exigências do tempo trará necessariamente consigo o infortúnio.

Confúcio comenta a respeito desta linha:
O homem superior tranquiliza sua própria pessoa antes de se pôr em movimento; concentra-se interiormente antes de falar; consolida seus relacionamentos antes de solicitar alguma coisa. Atendendo a esses três requisitos, o homem superior se coloca em plena segurança. Mas, quando um homem é brusco em seus movimentos, os outros não cooperam. Se é agitado em suas palavras, não desperta ressonância nos outros. Quando solicita um favor sem ter antes estabelecido vínculos não será atendido. Quando ninguém permanece a seu lado, aqueles que podem lhe causar danos se aproximam.

Depois de tudo

E aqui alcançamos o final do texto sobre o hexagrama I / Aumento, da primeira parte do livro I Ching, o Livro das Mutações.

Caso tenha interesse, pode adquirir o livro clicando na imagem a seguir:



Para consultar o índice dos hexagramas, clique:

Próximo hexagrama:
  • 43. Kuai / Irromper

Hexagrama anterior:


---

Créditos e referências

Ilustrações e fotos creditadas na ordem em que aparecem no post.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.