I Ching, o Livro das Mutações - Livro Primeiro, Hexagrama 19: Lin / Aproximação
Esse texto faz parte da série a respeito do I Ching, o Livro das Mutações, que publicamos no blog quinzenalmente. A proposta é apresentar os textos sobre os 64 hexagramas publicados nos livros Primeiro e Terceiro do livro de Richard Wilhelm.
Para entender melhor o que é o I Ching, sugerimos dar uma olhada no post:
Para consultar o índice dos 64 hexagramas, basta acessar:
Cada hexagrama inclui:
- uma introdução geral, apresentando aspectos básicos do hexagrama;
- o nome do hexagrama (卦名 guàmíng), que por si só já é repleto de simbolismos;
- o texto, também chamado julgamento ou oráculo, que revela em linguagem simbólica o significado do hexagrama e possui poucas frases, tendo a ele sido adicionados comentários e interpretações ao longo dos séculos, a fim de ajudar o leitor a traduzir o ensinamento ancestral;
- a imagem ou símbolo, que apresenta uma mensagem adicional, com um modelo de conduta ou um conselho estratégico para lidar com a situação indicada pelo hexagrama; e
- os textos das linhas, em número de seis, indicam alternativas ou transformações possíveis das condições retratadas no hexagrama - lembrando que as linhas são contadas de baixo para cima, sendo a linha inferior a primeira.
E isso é basicamente tudo que você precisa saber para continuar. Boa leitura!
Livro Primeiro (o Texto), Hexagrama 19: Lin / Aproximação
A palavra chinesa Lin tem uma série de significados, difíceis de sintetizar num único vocábulo de uma língua ocidental. As antigas interpretações do Livro das Mutações dão como primeiro significado "tornar-se grande".O que se torna grande são os dois traços fortes que surgem e crescem embaixo, no hexagrama. Com eles o poder luminoso se expande.
Essa idéia se estende de modo a incluir o conceito de aproximar e, em específico, a aproximação do forte, do que está acima, em direção ao que se encontra abaixo. Finalmente, significa a atitude de condescendência da parte de um homem numa posição elevada em relação ao povo e, também, o início das negociações.
Este hexagrama está relacionado com o décimo segundo mês do calendário chinês (janeiro-fevereiro), quando o poder luminoso começa a ascender outra vez, após o solstício de inverno.
Julgamento
APROXIMAÇÃO tem sublime sucesso. A perseverança é favorável. Ao chegar o oitavo mês, haverá infortúnio.
O hexagrama como um todo anuncia uma época de progresso alegre e esperançoso. A primavera se aproxima. A alegria e tolerância fazem com que o alto e o baixo se aproximem. O sucesso é certo.
Mas é necessário trabalhar com determinação e perseverança de modo a aproveitar plenamente a favorabilidade de tal época. E mais ainda: a primavera não dura para sempre.
No oitavo mês, os aspectos se invertem. Restam então somente duas linhas fortes e luminosas que já não avançam, mas, ao contrário, recuam (ver o próximo hexagrama).
É necessário refletir a tempo sobre esta inversão. Enfrentando o mal antes de ele se manifestar, antes mesmo de seus primeiros sinais, é possível dominá-lo.
Imagem
A terra acima do lago: a imagem da APROXIMAÇÃO. Assim o homem superior é inesgotável em sua disposição de ensinar e ilimitado em sua tolerância e proteção ao povo.
Ao alto, a terra faz fronteira com o lago. Isso simboliza a aproximação e a condescendência do homem em posição elevada para com os que estão abaixo.
As duas partes da imagem indicam sua atitude para com eles. Assim como o lago é inesgotável em sua profundidade, o sábio é inesgotável em sua disposição de instruir os homens.
Assim como a terra é ilimitadamente vasta, sustentando e protegendo todas as criaturas, assim também o sábio sustenta e protege todos os homens, sem impor limites nem excluir qualquer parte da humanidade.
Textos das linhas
Nove na primeira posição significa: aproximação em conjunto. A perseverança traz boa fortuna.
O bem começa a prevalecer e a encontrar apoio em círculos influentes. Isso é também um incentivo para que pessoas capazes se aproximem.
É favorável aderir a essa tendência de ascensão. Porém, é preciso não se deixar desviar pela corrente do tempo.
É necessário permanecer persistente no bem. Isso traz boa fortuna.
Nove na segunda posição significa: aproximação conjunta. Boa fortuna! Tudo é favorável.
Quando o estímulo à aproximação vem do alto e o homem possui em seu interior a força e a integridade que tornam prescindíveis as advertências, a boa fortuna se seguirá.
Nem deve o futuro ser causa de qualquer preocupação. Ele está consciente de que tudo na terra é transitório e que a cada ascensão segue-se um declínio.
Mas não deve deixar que essa lei universal do destino o confunda. Tudo está sendo favorável.
Assim, ele percorrerá os caminhos da vida veloz, honesta e valentemente.
Seis na terceira posição significa: aproximação confortável. Nada que seja favorável. Se o homem chegar a se entristecer por este motivo, ficará livre de culpa.
Um homem avança sem encontrar dificuldades, alcança poder e influência.
Mas, por isso mesmo, corre o risco de acomodar-se e, por um excesso de confiança, deixar que uma atitude de cômoda displicência se evidencie no contato com as pessoas. Isso seria certamente nocivo.
Mas é possível uma mudança de atitude. Arrependendo-se de sua atitude errônea e assumindo a responsabilidade inerente a uma posição influente, ele se livrará de culpas.
Seis na quarta posição significa: aproximação total. Nenhuma culpa.
Enquanto as três linhas inferiores indicam a ascensão ao poder e à influência, as três superiores mostram a atitude dos homens que ocupam posições elevadas em relação aos subalternos, a quem concedem influência.
Aqui se fala de um homem liberal, numa posição elevada, que se aproxima de uma pessoa capaz e a convida para participar de seu círculo de amizades, sem se preocupar com a diferença de classe.
Isso é muito favorável.
Seis na quinta posição significa: sábia aproximação. Isto é correto para um grande príncipe. Boa fortuna.
Um príncipe ou alguém em posição de liderança deve ter a sabedoria de atrair para si homens capazes, exímios na direção de negócios.
Sua sabedoria consiste tanto em saber selecionar a pessoa adequada como em evitar interferir, deixando-a livre para agir por si mesma.
Pois só mediante tal atitude de reserva se encontrarão as pessoas acertadas, que preencham todos os requisitos.
Seis na sexta posição significa: aproximação magnânima. Boa fortuna. Nenhuma culpa.
Um sábio, que deixou para trás o mundo, que interiormente já se retirou da vida, pode, em determinadas circunstâncias, decidir voltar mais uma vez a este mundo, aproximando-se dos homens.
Isso significa grande boa fortuna para os homens a quem ele instrui e ajuda. Mas também, para ele, este ato de magnânima humildade não implica culpa.
Depois de tudo
E aqui alcançamos o final do texto sobre o hexagrama Lin / Aproximação, da primeira parte do livro I Ching, o Livro das Mutações.Caso tenha interesse, pode adquirir o livro clicando na imagem a seguir:
Para consultar o índice dos hexagramas, clique:
Próximo hexagrama:
Hexagrama anterior:
---
Créditos e referências
Ilustrações e fotos creditadas na ordem em que aparecem no post.- Imagem do hexagrama - diretamente do livro I Ching, o Livro das Mutações.
- Primavera anunciada por diversos tipos de flores amarelas, brancas, azuis, rosas e vermelhas - foto de Luz Adriana Villa, encontrada no Flickr.
Nenhum comentário: