I Ching, o Livro das Mutações - Livro Primeiro, Hexagrama 14: Ta Yu / Grandes Posses
Esse texto faz parte da série a respeito do I Ching, o Livro das Mutações, que publicamos no blog quinzenalmente. A proposta é apresentar os textos sobre os 64 hexagramas publicados nos livros Primeiro e Terceiro do livro de Richard Wilhelm.
Para entender melhor o que é o I Ching, sugerimos dar uma olhada no post:
Para consultar o índice dos 64 hexagramas, basta acessar:
Conforme aprendemos no post do primeiro link acima, cada hexagrama inclui:
- O nome do hexagrama (卦名 guàmíng), que por si só já é repleto de simbolismos;
- O texto, também chamado julgamento ou oráculo, que revela em linguagem simbólica o significado do hexagrama e possui poucas frases, tendo a ele sido adicionados comentários e interpretações ao longo dos séculos, a fim de ajudar o leitor a traduzir o ensinamento ancestral;
- A imagem ou símbolo, que apresenta uma mensagem adicional, com um modelo de conduta ou um conselho estratégico para lidar com a situação indicada pelo hexagrama; e
- Os textos das linhas, em número de seis, indicam alternativas ou transformações possíveis das condições retratadas no hexagrama.
Além disso, antes de entrar nos detalhes acima, há uma espécie de introdução que está identificada como "nota do autor".
E isso é basicamente tudo que você precisa saber para continuar. E boa leitura!
Livro Primeiro (o Texto), Hexagrama 14: Ta Yu / Grandes Posses
Nota do autor
O brilho do fogo ao alto, no céu, tem um longo alcance, iluminando e tornando manifestas todas as coisas. A linha fraca na quinta posição ocupa o lugar de honra e todas as linhas fortes estão em harmonia com ela.Todas as coisas vêm àquele que é modesto e gentil, ao ocupar uma posição elevada.
Julgamento
Grandes posses:
sublime sucesso!
Os dois trigramas indicam a união da força com a clareza. Grandes posses são determinadas pelo destino e correspondem ao tempo. Como é possível que a linha fraca tenha o poder de manter unidas e possuir as linhas fortes?
Isso se deve à sua modéstia desinteressada. A época é favorável: um tempo de força interna aliada à clareza e à cultura externa. A força manifesta-se de modo gentil e controlado, conduzindo ao sublime sucesso e riqueza.
Imagem
Fogo ao alto, no céu:
a imagem de grandes posses.
Assim, o homem superior reprime o mal e promove o bem em obediência à benevolente vontade do céu.
O sol no alto do céu iluminando tudo sobre a terra é a imagem de grandes posses. Porém, semelhante posse deve ser bem administrada.
O sol traz à luz tanto o mal como o bem. O homem deve combater e reprimir o mal, assim como promover e favorecer o bem.
Só desse modo poderá ele corresponder à benevolente vontade de Deus, que só deseja o bem.
Textos das linhas
Linha móvel na primeira posição
Nove na primeira posição significa:
Nenhuma relação com o que é prejudicial.
Não há culpa nisso.
Aquele que se mantém consciente da dificuldade permanecerá livre de culpa.
Grandes posses, nesse estágio inicial em que ainda não se enfrentaram desafios, não envolvem culpa, pois ainda não surgiram condições que dessem margem a erros.
Mas há várias dificuldades a superar. Somente permanecendo consciente dessas dificuldades poderá o homem se manter interiormente livre de possíveis arrogâncias e desperdícios, superando, de início, qualquer motivo de culpa.
Linha móvel na segunda posição
Nove na segunda posição significa:
Uma grande carroça a ser carregada.
Pode-se empreender algo. Nenhuma culpa.
Grandes posses subsistem não somente na quantidade de bens disponíveis, mas sobretudo em sua mobilidade e utilidade prática, pois são essas condições que possibilitam seu uso em empreendimentos, evitando embaraços e erros.
A grande carroça, capaz de receber muita carga e transportá-la a grandes distâncias, sugere a existência de ajudantes capazes, com cujo apoio se pode contar e que estão à altura de suas tarefas. Pode-se confiar a esses ajudantes a carga de grandes responsabilidades e isso é necessário em empreendimentos importantes.
Linha móvel na terceira posição
Nove na terceira posição significa:
Um príncipe o oferece ao Filho do Céu.
Um homem mesquinho não poderia fazê-lo.
Um homem magnânimo e liberal não considera suas posses como exclusiva propriedade pessoal, porém as coloca à disposição do governante e do bem público.
Assim ele adota uma atitude correta em relação às suas posses, que jamais poderiam perdurar como propriedade particular.
Um homem mesquinho é incapaz de semelhante atitude. Grandes posses lhe são prejudiciais pois deseja conservá-las para si ao invés de ofertá-las.
Linha móvel na quarta posição
Nove na quarta posição significa:
Ele estabelece uma diferença entre ele próprio e seu próximo.
Nenhuma culpa.
Isso indica a posição de um homem que se encontra entre vizinhos ricos e poderosos. Isso gera perigo.
Ele não deve olhar nem para a direita nem para a esquerda, deve evitar a inveja e a tentação de competir com os outro. Desse modo permanecerá livre de erro.
Linha móvel na quinta posição
Seis na quinta posição significa:
Aquele cuja verdade é acessível porém digna terá boa fortuna.
A situação é muito favorável. Conquistam-se os homens não por coração, mas através da sinceridade espontânea e, assim, há uma adesão sincera e verdadeira.
Porém, a benevolência apenas não é suficiente na época de grandes posses, pois aos poucos a insolência poderia surgir e grassar. Tal surto deve ser contido pela dignidade.
Com isso a boa fortuna estará assegurada.
Linha móvel na sexta posição
Nove na sexta posição significa:
Ele é abençoado pelo céu. Boa fortuna.
Nada que não seja favorável.
Na plenitude da posse e do poder ele permanece modesto e honra o sábio que se mantém afastado dos assuntos do mundo. Desse modo ele se coloca sob a benéfica influência do céu e tudo vai bem.
Confúcio comenta a respeito desta linha:
Abençoar significa ajudar. O céu ajuda ao homem de devoção; os homens ajudam a quem é sincero. Aquele que caminha na verdade e pensa com devoção, reverenciando ainda aos homens dignos, é abençoado pelo céu. Ele encontra a boa fortuna e tudo lhe é favorável.
Depois de tudo
E aqui alcançamos o final do texto sobre o hexagrama Ta Yu / Grandes Posses, da primeira parte do livro I Ching, o Livro das Mutações.Caso tenha interesse, pode adquirir o livro clicando na imagem a seguir:
Para consultar o índice dos hexagramas, clique:
Próximo hexagrama:
- 15. Ch'ie / Modéstia
Hexagrama anterior:
---
Créditos e referências
Ilustrações e fotos creditadas na ordem em que aparecem no post.- Imagem do hexagrama - diretamente do livro I Ching, o Livro das Mutações.
- Carroça - foto de Caitriana Nicholson, encontrada no Flickr.
Nenhum comentário: