Sun Tzu, A Arte da Guerra e cinema -- parte I: os bons companheiros
![]() |
Salve, salve, gente boa!
Você que é leitor atento e/ou minimamente gosta de cinema percebeu que na série de posts sobre os fatos que marcaram a época de Sun Tzu, autor d'A Arte da Guerra, cada um tinha um título que fazia referência a um determinado filme.
Complementando a série em questão, vou publicar outra apresentando informações sobre os filmes referenciados e também o motivo de tê-lo escolhido -- ou será que você descobre por conta própria?
Naturalmente, vamos começar pelo início:
Os Bons Companheiros
Título original: The GoodfellasAno e país de produção: 1990 / EUA
Direção: Martin Scorcese
Principais Atores: Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci
Sinopse do Adoro Cinema:
Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão.
Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante. Impossibilitado de ser totalmente "adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha muito dinheiro, mas os agentes federais estão na sua cola e o seu destino pode mudar a qualquer momento.
Nota no IMDB (de 1 a 10): 8,8 -- no dia 24/02/2014
Curiosidade
O longa foi baseado no livro "Wiseguy" (e quase recebeu esse título em inglês), escrito por Nicholas Pileggui, que também atuou como roteirista ao lado de Martin Scorsese.Em que post foi referenciado
Por quê
Para fazer uma brincadeira com a nova aliança entre as províncias distantes de Wu (onde Sun Tzu viria a atuar) e Chin, que se uniram para lidar com a poderosa Ch'u.É isso aí. Espero que goste (ainda teremos nove posts), mas de qualquer maneira, pode comentar aí em baixo e curtir ali do lado.
Hasta!
--
Imagem do filme obtida no Cinema de Buteco
Nenhum comentário: