Frases de Sun Tzu e da Arte da Guerra (I)
![]() |
<< "Be quick or be dead!" -- teriam o pessoal do Iron Maiden e esse tal Vettel (foto) lido Sun Tzu? Foto via Dezinteressante (sem indicação do autor) >> |
Uma coisa interessante a respeito das grandes personalidades é que elas, em sua maioria, tem enorme capacidade de criar frases que impactam as pessoas, geram reflexão e acabam por adquirir vida própria, apartadas da obra original.
Ora, com Sun Tzu não foi diferente e há zilhões de frases por aí, ou atribuídas a ele, ou de fato presentes em sua obra.
E a partir de agora teremos uma série de posts com frases extraídas diretamente do livro a Arte da Guerra -- traduzidas livremente da versão de Lionel Giles.
Quer baixar o livro? Clique no link a seguir:
Sobre a importância da guerra
Esta é a frase que abre o livro e também dá uma boa ideia de porque o rapaz resolveu escrevê-lo.A arte da guerra é de importância vital para o Estado.
Sobre a dissimulação
É a primeira referência a um conceito caro a Sun Tzu.Toda guerra é baseada na dissimulação.
Sobre atacar o inimigo
Outro conceito caro a Sun Tzu, que tem muito a ver com a dissimulação, é a surpresa.Ataque-o onde ele está despreparado, apareça onde você não é esperado.
Sobre os planos
Esta reflete a essência do primeiro capítulo, que diz respeito exatamente a planejar. Também sintetiza outra ideia recorrente na obra, a de vencer antes (ou a despeito) mesmo de lutar.O general que vence a batalha faz muitos cálculos em seu templo antes de lutar.
Todas as frases de Sun Tzu deste post são do capítulo I do livro A Arte da Guerra -- intitulado Avaliações. Títulos alternativos: Da Avaliação / Sobre a avaliação.
Parafraseando outra grande personalidade, "por enquanto, é só pessoal"!
Mas guenta firme aí que em breve publicarei mais frases do china -- entre outras coisas muito interessantes que tenho descoberto em minhas pesquisas para escrever o livro.
See ya!
Nenhum comentário: