80 links essenciais para entender gestão de processos

Foto de engrenagem velha e enferrujada, aparentemente de um trator.

Então você fez seu planejamento estratégico e sabe como tocar seus projetos. Mas as engrenagens da sua organização estão azeitadas?

Pois é, talvez seja o caso de organizar um projeto (ou mais de um) para melhorar seus processos. E, para ajudar, chegamos aos finalmentes dessa primeira perna de posts com links essenciais.

Caso não saiba do que estou falando, sugiro dar uma rápida olhada na introdução do post 57 links essenciais para entender planejamento estratégico. Sugiro também consultar os 188 links essenciais para entender gerenciamento de projeto e PMBoK.

Aliás, acho até que você deve colocar os três posts em sua lista de favoritos. Tenho certeza que vai precisar consultá-los muitas vezes.

Se já passou por tudo isso aí em cima - ou simplesmente não está nem aí para os outros assuntos -, vamos que vamos conhecer os XX links essenciais para entender gestão de processos.

Vem comigo!


Por onde começar

Obviamente, como sempre, pelo começo. Ou pelos conceitos essenciais. Segue o jogo!


--- Bônus

Business Process Management Common Body of Knowledge (BPM CBoK)


Reprodução do quadro "Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp", de Rembrandt van Rijn, 1632.

Então, você já percebeu que a gestão de processos também tem um Corpo Comum de Conhecimentos - assim como a gestão de projetos. É o famoso BPM CBoK, que vamos conhecer melhor agora.

Tive a impressão de que não é tão bem estruturado quanto seu primo, mas me parece que está no caminho certo. Portanto, mãos à obra!

--- Bônus

Áreas de Conhecimento do BPM CBoK

Sem delongas nem muito lero-lero, como vimos nos links acima o tal do BPM CBoK possui 9 áreas de conhecimento. Foram os textos mais difíceis de encontrar, especialmente das últimas.

Mesmo assim, espero que aprecie, sem moderação.


1. Gerenciamento de Processos de Negócio

Considerando-se a descrição de Gerenciamento de Processos de Negócio informada no texto do site TI & Gestão, que você já deve ter lido ali em cima, muito do que já linkamos até aqui trata exatamente de conceitos e das principais definições do Business Process Management (BPM).

Assim, nesta seção, vamos colocar o foco sobre alguns aspectos do gerenciamento de processos de negócio aos quais não demos a devida atenção até agora.

Vamos encarar?


--- Bônus

2. Modelagem de Processos de Negócio




--- Bônus

3. Análise de Processos de Negócio


--- Bônus

4. Desenho de Processos de Negócio


Representação de um processo de negócio rabiscado em uma folha de caderno pautada.


5. Gerenciamento de Desempenho de Negócio


--- Bônus

6. Transformação de Processos de Negócio


--- Bônus

7. Organização de Processos de Negócio


Confesso que tive bastante dificuldade de encontrar conteúdo relativo a esta e às próximas duas áreas de conhecimento do CBoK. Como sempre, no entanto, estamos abertos a críticas e sugestões.

Se você lhe aprouver, pode deixar seu comentário no final do post, que analisarei com cuidado e ajustarei o que for pertinente.


--- Bônus

8. Gerenciamento de Processos Corporativos

Se você acha que os links estão meio estranhos, peço que leia o item 7 acima.


--- Bônus


9. Tecnologias de Gerenciamento de Processos


--- Bônus

Conclusão



Não foi fácil. Sinceramente, achei que seria muito menos complicado que escrever meus textinhos padrão, e na verdade foi muito, muito trabalhoso.

Mas o capitão Nascimento já nos ensinou que

missão dada é missão cumprida

e estão aí entregues os três textos com links essenciais para se entender planejamento estratégico, projetos e processos.

Conforme prometi em nossa retrospectiva.

Estou pensando em novos posts dessa natureza, mas eles devem aparecer com um intervalo de tempo maior entre si, devido exatamente ao enorme trabalho que dão pra fazer.

Afinal, preciso manter o foco nos textos sobre China antiga, Sun Tzu e A Arte da Guerra, bem como voltar a escrever o livro - o que devo fazer a partir do segundo semestre.

De qualquer maneira, espero que você goste e, como sempre, aguardo seus comentários com as devidas críticas, sugestões e (ora, bolas) elogios, claro!

Grande abraço!


Créditos e referências

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Escreva um comentário aí em baixo para o mundo saber o que você achou do post ou do blog. Se preferir, compartilhe o post e nos siga no Facebook ou no Google Plus.