Os signos, a astrologia e o horóscopo chinês


Ano vai, ano vem, sempre tem alguém por aí disposto a dar uma olhadinha no que os astros vaticinam a respeito de seu horóscopo para o ano novo que está chegando. Apesar de a ciência já estar careca de tentar nos convencer de que horóscopo não funciona, parece que não adianta, estamos fadados a crer nessas coisas.

E que fique bem claro: quando falo nós, é só maneira de dizer, pois não me incluo entre os crédulos, que parecem não ter fim. De qualquer maneira, resolvi fazer um textinho informativo a respeito do horóscopo chinês, para que você tire suas principais dúvidas sobre mais essa fantástica peça da cultura milenar chinesa.

O calendário e o horóscopo chinês

Começamos pela sua correlação óbvia com o já famoso calendário chinês. Pois bem, como você que acompanha o blog deve saber, o ano novo chinês não coincide com o ano novo ocidental e se inicia entre meados de janeiro e meados de fevereiro, a depender do ano.

O ano de 2016, por exemplo, terá início em 8 de fevereiro, dia a partir do qual oficialmente o signo regente deixa de ser a cabra e passa a ser o macaco. Quer dizer, 2016 será o ano do macaco, mas somente a partir do dia acima referido, capisce?

Aliás, por falar em cabra e macaco, sãos 12 os signos do horóscopo chinês, cada um com o nome de um animal, e eles seguem a ordem abaixo:

  1. Rato
  2. Boi
  3. Tigre
  4. Coelho
  5. Dragão
  6. Serpente
  7. Cavalo
  8. Cabra
  9. Macaco
  10. Galo
  11. Cachorro
  12. Porco

Origens do horóscopo chinês



Quanto às origens do zodíaco chinês, existem várias lendas que envolvem desde o Imperador de Jade até Buda. Mas a verdadeira (se é que é possível usar esta palavra) origem é bem mais mundana, apesar de inconclusa. Por exemplo, enquanto há textos que afirmam que os animais do horóscopo foram levados à China por meio da Rota da Seda, outros argumentam que a crença tem suas origens na antiga astronomia chinesa - que é diferente de astrologia, você sabe, né?

Esse último argumento é sustentado pelo fato de que a ciência usava o planeta Júpiter como uma constante, pelo fato de sua órbita ao redor do sol durar 12 anos. Como você já viu, são exatamente 12 os animais do horóscopo chinês, um para cada ano.

Outra informação que parece sustentar o argumento da astronomia é a de que, embora os animais do zodíaco fossem populares durante a dinastia Tang (618-907 EC), eles já estavam presentes em artefatos do Período dos Reinos Combatentes (475-221 AEC) - período imediatamente posterior àquele em que teria vivido Sun Tzu, o autor d'A Arte da Guerra. Argumenta-se, inclusive, que o uso dos animais na astrologia tenha se iniciado com tribos nômades, que teriam desenvolvido um calendário baseado nos animais que costumavam caçar.

Pelo outro lado da moeda, é digno de nota que o sinólogo Christopher Cullen tenha afirmado que o uso da astronomia e da astrologia (viu como são coisas diferentes?) era também uma responsabilidade do imperador, a fim de assegurar a harmonia de todas as coisas abaixo do céu.


Dúvidas e lendas

Como se vê, existem muitos poréns quando se trata da verdadeira história do zodíaco chinês. Mas não para por aí. Outra dúvida está relacionada à escolha desses animais específicos. Por quê esses 12 e não outros?

Não há, e provavelmente não haverá, uma resposta correta para isso, já que parecem não existir textos antigos descrevendo o processo. Uma possibilidade pode ter a ver com os astrólogos da época estudarem o comportamento humano e associarem os animais correspondentes.

Vale dizer que alguns dos animais, como a cobra e o rato, não possuem as conotações negativas atribuídas no ocidente. Muito pelo contrário, esses aí são dois signos de muito prestígio (diferente da coitada da cabra, que rege o finado 2015).

Lendas

Virando para o lado das lendas, existem algumas bem interessantes relacionadas a isso. Uma delas está publicada no blog China na Minha Vida e reproduzida a seguir:

(...) Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo; o Tigre; o Coelho; o Dragão; a Serpente; o Cavalo; a Cabra ou Carneiro; o Galo; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.

Vale observar que o chamado de Buda teria ocorrido no dia de ano novo. Outra lenda budista, também descrita no blog acima, fala da responsabilidade dos animais para com as pessoas de seu signo:

...quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.


Tom e Jerry

E lenda é mesmo o que não falta. Outra está relacionada ao já citado Imperador de Jade, que teria determinado que os animais seriam designados como sinais de calendário e os doze primeiros que chegassem seriam os selecionados. Naquela época, o gato e o rato eram bons amigos e vizinhos. Quando ouviu a notícia, o gato disse ao rato:

Devemos chegar cedo para nos inscrever, mas eu costumo ficar acordado até tarde.

O rato prometeu despertar seu amigo para irem juntos. No entanto, quando ele se levantou pela manhã, estava tão animado que esqueceu sua promessa e foi diretamente para o local de encontro.

No caminho, encontrou o tigre, o boi, o cavalo e outros animais que corriam muito mais rápido. Para não ficar para trás, teve a ideia de negociar com o boi, para que o ruminante o levasse, enquanto ele passaria a viagem cantando para o zebu.

Por fim, ambos chegaram antes dos demais e o boi estava feliz pensando que seria o campeão, mas o rato já tinha deslizado na frente e tornou-se o primeiro animal do horóscopo chinês. O coitado do gato chegou muito tarde, perdendo a chance de ser selecionado. E seria esse o motivo de o rato ser o primeiro e, também, de o gato o odiar tanto.

Pra finalizar, existem ainda variações dessa história. Algumas dizem que o Imperador Amarelo queria selecionar doze guardas. Diz-se também que o gato esperava que o rato chegasse cedo e o inscrevesse, mas o roedor ou teria se esquecido completamente ou não teria inscrito o gato intencionalmente. Outras dizem que os animais foram convocados para uma prova de natação, ou mesmo uma corrida e por aí vai.

Azar, sorte e o deus da idade



Essa última lenda vem do site Travel China Guide, que ainda nos dá três informações interessantes:

  1. é seguro acreditar que os animais do zodíaco tem origem na adoração aos animais existente nos tempos antigos;
  2. que os 12 mais importantes animais da vida cotidiana das pessoas na China antiga foram selecionados para representar vividamente os galhos terrestres do tradicional calendário chinês
  3. o gato não consta do horóscopo chinês porque simplesmente não existiam gatos na China muito tempo atrás

Quanto ao item 2, o site China Highlights nos informa que o boi, o cavalo, a cabra, o galo, o porco e o cachorro eram 6 dos principais animais domesticados que vivam entre os chineses. Os outros seis, por diversas razões, fazem parte da cultura chinesa desde os primórdios. Alguns inclusive eram símbolos de sorte.

Interessante notar que, embora os astrólogos de araque por aí apenas associem os animais aos anos, o negócio é um pouquinho mais complexo. Os signos animais também são associados

  1. ao mês- são os chamados animais interiores;
  2. ao dia - conhecidos como animais verdadeiros; e
  3. às horas -  os animais secretos.


Assim, uma pessoa pode ter nascido no ano do dragão, por exemplo, mas também ser uma cobra internamente, um boi verdadeiramente e, secretamente, uma cabra. Doido, né?

Outra característica curiosa do horóscopo chinês é que os animais podem ser agrupados em trincas, formando assim quatro grupos em que os bichos possuem características semelhantes. As quatro trincas seriam:

  1. Rato, dragão e macaco;
  2. Boi, cobra e galo;
  3. Tigre, cavalo e cachorro;
  4. Coelho, cabra e porco.

Também acredita-se que as pessoas são desafortunadas em seus anos zodiacais, ou seja, os anos correspondentes ao seu signo, por ofenderem Tai Sui, o deus da idade. Assim, a cada doze anos seria necessário tomar medidas especiais para espantar o azar: usar roupas vermelhas (a cor da sorte) ou acessórios de jade, ficar de frente para a direção correta (quer dizer, de costas para Tai Sui).

Tai Sui é associada na verdade a uma estrela que... não existe (a-há)! Isso porque, de fato, acredita-se tratar do planeta Júpiter, a respeito do qual já falamos ali em cima.

Os animais do horóscopo chinês



Curiosidades à parte, acho que já está na hora de partirmos para os finalmentes e darmos uma olhada melhor em cada animal do horóscopo chinês, com suas características e, de bônus, uma personalidade ou celebridade nascida sob os auspícios do signo em questão. Que tal? Vem comigo.

Rato (Shu)

Signo de Shaquille O'Neal, jogador de basquete nascido em 06.03.1972

Características: de raciocínio rápido, criativo e versátil
Anos: ...1912, 1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008, 2020...Cores da sorte: azul, dourado, verde
Números da sorte: 2, 3

Mais informações (por sua própria conta e risco):



Boi (Niú)

Signo de Nadia Comaneci, ginasta nascida em 12.11.1961

Características: diligência, confiança, força e determinação
Anos: ...1913, 1925, 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997, 2009, 2021...
Cores da sorte: branco, amarelo, verde
Números da sorte: 1, 4

Mais informações:


Tigre (Hu)

Signo de Usain Bolt, velocista nascido em 21.08.1986

Características: corajosa, competitiva, imprevisível e auto-confiante
Anos: ...1914, 1926, 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998, 2010, 2022...
Cores da sorte: azul, cinza, laranja, branco
Números da sorte: 1, 3, 4

Mais informações:



Coelho (Tú)

Signo de James Hetfield, músico nascido em 03.08.1963

Características: gentil, calmo, elegante, alerta, rápido, habilidoso, paciente e responsável
Anos: ...1915, 1927, 1939, 1951, 1963, 1975, 1987, 1999, 2011, 2023...
Cores da sorte: vermelho, rosa, lilás, azul
Números da sorte: 3, 4, 6

Mais informações:


Dragão (Long)

Signo de Ronaldo (o Fenômeno), boleiro nascido em 18.09.1976

Características: coragem inata, tenacidade, inteligência, entusiasmo e confiança
Anos: ...1916, 1928, 1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000, 2012, 2024...
Cores da sorte: dourado, prata, branco acinzentado
Números da sorte: 1, 6, 7

Mais informações:


Serpente (Shú)

Signo de Taylor Swift, cantora nascida em 13.12.1989

Características: inteligente, sábio, bom em comunicação
Anos: ...1917, 1929, 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001, 2013, 2025...
Cores da sorte: preto, vermelho, amarelo
Números da sorte: 2, 8, 9

Mais informações:


Cavalo (Ma)

Signo de Mike Tyson, boxeador nascido em 30.06.1966

Características: ativo, enérgico, bondoso, racional, otimista, sentimental e assertivo
Anos: ...1918, 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014, 2026...
Cores da sorte: amarelo, verde
Números da sorte: 2, 3, 7 e números que os contém, tais como 23 e 37

Mais informações:


Cabra (Yang)

Signo de Heath Ledger, ator nascido em 04.04.1979

Características: calmo, gentil, criativo, atencioso, amistoso, perseverante, franco e honesto
Anos: ...1919, 1931, 1943, 1955, 1967, 1979, 1991, 2003, 2015, 2027...
Cores da sorte: marrom, vermelho, lilás
Números da sorte: 2, 7

Mais informações:



Macaco (Hóu)

Signo de Demi Lovato, cantora nascida em 20.08.1992

Características: esperto, pensamento rápido, franco, otimista, ambicioso e aventureiro
Anos: ...1920, 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004, 2016, 2028...
Cores da sorte: branco, azul, dourado
Números da sorte:4, 9

Mais informações:


Galo (Ji)

Signo de Peter Dinklage, ator nascido em 11.06.1969

Características: observador, trabalhador, confiante, corajoso, talentoso, franco e honesto
Anos: ...1921, 1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005, 2017, 2029...
Cores da sorte: dourado, marrom, amarelo
Números da sorte: 5, 7, 8

Mais informações:


Cachorro (Gou)

Signo de Jessica Biel, atriz nascida em 03.03.1982

Características: honesto, amistoso, gentil, precavido, prudente, leal e sincero
Anos: ...1922, 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006, 2018, 2030...
Cores da sorte: vermelho, verde, lilás
Números da sorte: 3, 4, 9

Mais informações:


Porco (Zhu)

Signo de Jada Pinkett Smith, atriz nascida em 18.09.1971

Características: compassivo, generoso, tranquilo, ambicioso, sério, responsável e modesto
Anos: ...1923, 1935, 1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007, 2019, 2031...
Cores da sorte: amarelo, cinza, marrom, dourado
Números da sorte: 2, 5, 8 e números que os contenham, tais como 25 e 58

Mais informações:


Finalmentes

Este foi um post inaugural sobre o horóscopo chinês, que eu já estava planejando escrever há muito tempo. Tentei apresentar o máximo de informações possíveis para que se tenha uma boa noção do que é e de como funciona o horóscopo chinês, sem no entanto aprofundar demais em pesquisas acadêmicas.

A ideia é que seja um ponto de partida em língua portuguesa para quem quiser estudar mais o assunto. Tenho a intenção também de preparar um texto para cada signo, mas não tenho certeza se conseguirei realizar essa façanha ainda em 2016, já que esses textos mais longos e informativos dão um trabalho danado para produzir.

De qualquer maneira, espero que tenha gostado e que seja útil. Gostando ou não, pode deixar seu comentário aí, que será devidamente apreciado e respondido.

Por fim, segue uma lista de links com informações complementares, caso você queira se aprofundar no assunto:



And that's all folks. Zài Jiàn!


Créditos e referências


2 comentários :

  1. Muito interessante seu post... e dá a noção de forma bem abrangente e ao mesmo tempo de forma simples, desse complexo sistema de signos. Obrigada por 'linkar' o blog. Com certeza, quando escrever meu artigo do ano do macaco no final do mês, farei o mesmo com esse! =]
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Christine, que bom que você gostou. Espero que outros leitores também tenham curtido e o achem útil. Quanto ao link, sempre que eu escrever algum post que eu encontre um bom conteúdo correspondente lá, certamente será linkado. Tenho certeza que você também fará isso.

      Grande abraço e muito sucesso no ano do macaco!

      Excluir

Escreva um comentário aí em baixo para o mundo saber o que você achou do post ou do blog. Se preferir, compartilhe o post e nos siga no Facebook ou no Google Plus.