A China de Sun Tzu - governantes da província de Yüeh

Mapa indicando a província de Yueh, no Período das Primaveras e Outonos da China Antiga

Salve, salve!

Partimos para o sexto post da série a respeito das províncias da China antiga -- especialmente do Período das Primaveras e Outonos, época em que viveu Sun Tzu, autor do clássico militar A Arte da Guerra.

Como você deve ter visto no primeiro post, a série será dividida em duas partes. A primeira (que você está acompanhando agora) tratará tão somente de relacionar os governantes das províncias a suas respectivas datas de governo e nomes pessoais. A segunda será focada na história das províncias e conterá os principais eventos ligados a elas, especialmente se tiver relação com a obra que estou a produzir.

Os cinco anteriores foram sobre as províncias de Wu, Ch'uChin, Lu e Ts'ai nesta ordem. Agora apresentaremos a província de Yüeh, vizinha e rival de Wu.


Governantes de Yüeh (越)


Capitais: Guiji 會稽 (moderna Shaoxing 紹興, Zhejiang), Langye 琅邪 (perto da moderna Jiaonan 膠南, Shandong), Wu 吳 (moderna Suzhou 蘇州, Jiangsu).


Nome do governanteNome pessoal ou
outro modo pelo qual
é conhecido
Período
Yunchang?-496?
GoujianSi Tanzhi 496-465
LuyingSi Shiyu or Shi465-459
BushouSi Yugu 459-449
WengSi Zhugou 449-412
Yi412-376
ZhihouSi Zhuqi 376-375
ChuwuyuSi Mang'an 375-365
WuzhuanSi Tanzhumao 365-357
Wuqiang357-333
Em 333 Yüeh foi conquistada por Ch'u 楚 e Ch'i 齊.


Fonte: Chinese History - Yue 越 (Zhou period feudal state)


Considerações finais


1. A linha da tabela que está em vermelho destaca o governante cujo período de governo coincide com nossa história.

2. Nos textos históricos chineses, o ano após o primeiro "ano novo" de um governante é visto como o primeiro ano de governo e não os 12 meses seguintes ao seu início de fato.

3. Estão relacionados os governantes mencionados em registros históricos tradicionais chineses e toda a lista compreende não apenas o período da Primavera e Outono, mas também o subsequente, conhecido como período dos Estados Guerreiros.

Espero que tenha gostado. Inté!


Mapa obtido no site China Tourist Maps. Para ajudar a entender melhor, além da região da antiga província de Ts'ai, marquei a Coreia do Sul e as localizações aproximadas de Pequim e Xangai. No quadro em destaque, a província de Lu, lar do não menos famoso Confúcio.