A China de Sun Tzu - governantes da província de Wu

Mapa da China no período das Primaveras e Outonos, no qual teria vivido Sun Tzu, autor d'A Arte da Guerra

A partir de agora passaremos a publicar uma série de textos a respeito das províncias da China antiga -- especialmente do Período das Primaveras e Outonos, época em que viveu Sun Tzu, autor do clássico militar A Arte da Guerra.

A série será dividida em duas partes. A primeira (que tem início agora) tratará tão somente de relacionar os governantes das províncias a suas respectivas datas de governo e nomes pessoais.  A segunda será focada na história das províncias e conterá os principais eventos ligados a elas, especialmente se tiver relação com a obra que estou a produzir.

Como não poderia deixar ser (em se tratando dos objetivos do blog), a primeira província será exatamente aquela que deu fama a Sun Tzu: Wu.

Governantes de Wu (吳)

Capitais: Fanli 蕃離 (Meili 梅里; perto da moderna Suzhou 蘇州, Jiangsu), Gansui 干隧 (moderna Suzhou) - no mapa acima, o sinal em vermelho informa a localização aproximada de ambas.

Nome do governanteNome pessoal ou
outro modo pelo qual
é conhecido
Período
Taibo "O Grande Conde"Tio do rei Wen de Zhou
Zhong Yong
Jijian
Shu Da
Zhouzhang
Xiongsui
Kexiang
Qiang Juyi
Yuqiao Yiwu
Kelu
Zhouyao
Quyu
Yiwu
Qinchu
Zhuan
Pogao
Goubei
Quqi
ShoumengJi Cheng585-561
Zhu FanJi E561-548
Yuji548-531
Yumei531-527
Liao527-514
Ho-lüJi Guang514-496
Fuchai496-473
Em 473 Wu foi conquistada por Yüeh 越.

Fonte: Chinese History - Wu 吳 (Zhou period feudal state)


Considerações finais


1. As linhas da tabela que estão em vermelho destacam os governantes cujo período de governo coincide com nossa história.

2. Nos textos históricos chineses, o ano após o primeiro "ano novo" de um governante é visto como o primeiro ano de governo e não os 12 meses seguintes ao seu início de fato. No caso de Wu, por exemplo, o Ho-lü morreu em 496 AEC e seu filho imediatamente assumiu o governo, mas seu primeiro ano (completo) é contado em 495 AEC.

3. Estão relacionados os governantes mencionados em registros históricos tradicionais chineses e toda a lista compreende não apenas o período da Primavera e Outono, mas também períodos anteriores e o subsequente, conhecido como período dos Estados Guerreiros (ou dos Reinos Combatentes).

Vamos interagir?

Se tiver dúvidas ou simplesmente quiser trocar uma ideia a respeito, escreva um comentário abaixo e terei a maior satisfação em responder. Se quiser acompanhar todas as novidades do blog, sugiro assinar nossa lista de emails. Basta inserir seu endereço de email abaixo.

É fácil, rápido e gratuito!


Mapa obtido no site China Tourist Maps
Para ajudar a entender melhor, 
além da região da antiga província de Wu
marquei a Coreia do Sul e as localizações aproximadas de 
Pequim e Xangai. No destaque, a província de Lu, lar do não menos famoso Confúcio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Escreva um comentário aí em baixo para o mundo saber o que você achou do post ou do blog. Se preferir, compartilhe o post e nos siga no Facebook ou no Google Plus.