Frases de Sun Tzu e da Arte da Guerra (IX)

Vista do exoplaneta Gliese 667Cd em direção à sua estrela progenitora (Gliese 667C), com as estrelas mais distantes deste sistema triplo (Gliese 667A e Gliese 667B) ao fundo.

Opa, opa, chegamos ao nono post com frases de Sun Tzu e do livro A Arte da Guerra, lembrando que para esta sequência estou me baseando na versão disponível no blog de André Bueno.

Para mais downloads do livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, clique nesse link aí atrás e, para ver as frases de Sun Tzu escolhidas para hoje, é só continuar a leitura.

Aproveite!


Sobre os erros dos generais

Entre as tropas estão as que fogem, que se retraem, as que se derrubam, as que se rebelam e as que são derrotadas. Nenhuma destas circunstâncias constituem desastres naturais, senão que são devidas aos erros dos generais.

Sobre o mando militar

Para poder vencer ao inimigo, todo o mando militar deve ter uma só intenção e todas as forças militares devem cooperar.

Sobre problemas internos

Quando os generais são débeis e carecem de autoridade, quando as ordens não são claras, quando oficiais e soldados não têm solidez e as formações são anárquicas, produz-se revolta.


Sobre os soldados

Se empregas soldados sem selecionar os preparados dos não preparados, os arrojados e os timoratos, estás buscando tua própria derrota.
Olha por teus soldados como olhas a um recém-nascido; assim estarão dispostos a seguir-te até os vales mais profundos; cuida de teus soldados como cuidas de teus queridos filhos, e morrerão gostosamente contigo.

Sobre começar a batalha

Quando as leis da guerra assinalam uma vitória segura é claramente apropriado começar batalha, inclusive se o governo tenha dado ordens de não atacar.

Sobre o conhecimento

Quando conheces a ti mesmo e conheces os demais, a vitória não é um perigo; quando conheces o céu e a terra, a vitória é inesgotável.


Todas as frases do livro A Arte da Guerra deste post são do


Títulos alternativos: Da Topografia / Sobre o Terreno.

Gostou?

Então compartilhe com seus amigos. Para ficar por dentro todas as novidades do blog, curta nossas páginas nas redes sociais ou assine nosso email (à esquerda ou mais abaixo).

Abraços e tudo de bom!



A imagem, obtida no site do European Southern Observatory,
é uma impressão artística do sistema Gliese 667C.
Créditos: ESO/M. Kornmesser


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Escreva um comentário aí em baixo para o mundo saber o que você achou do post ou do blog. Se preferir, compartilhe o post e nos siga no Facebook ou no Google Plus.