Links para você saber (quase) tudo sobre a China, Sun Tzu e A Arte da Guerra

Pintura do século XIV (dinastia Yuan) representa um mercador vendendo ossos, plantas e pós como remédios
<< Isso é que é farmácia popular, hein! -- pintura chinesa via ASFMS World History >> 

Como você que nos acompanha há algum tempo já sabe (ou pelo menos percebeu), a fim de escrever um livro minimamente interessante, tenho feito uma extensa pesquisa sobre os mais diversos aspectos da China antiga.

Descobri assim uma história e uma cultura fantasticamente ricas, que valem muito a pena serem exploradas.

Descobri também diversos links interessantíssimos na internet, nos quais é possível aprender sobre e compreender um pouco mais esse país extraordinário, bem como Sun Tzu e seu livro, A Arte da Guerra.

Por isso, decidi publicar este post em que apresentarei alguns destes links.

China na minha vida

Blog de uma brasileira que mora na China e publica textos muito esclarecedores sobre o dia-a-dia no país de Confúcio. Os temas abordados vão desde as dificuldades com o idioma até as iguarias culinárias, passando pela arquitetura e cultura chinesas.

Lá também há links para blogs de outras pessoas que ou moram na ou tem algo a dizer sobre a China.

Confira um trecho, extraído do post As milenares virtudes chinesas:

Vamos combinar que a globalização, a competição desenfreada e ‘lei de Gerson’ que também é praticada, a seu modo, na China, colocaram um pouco de areia nessa virtuosidade. E quem faz negócios com chineses sabe do que estou falando. Por outro lado, se começamos a negociar com um chinês num mercado de turistas, por exemplo, ai de você que abandone a negociação no meio. Eles vão atrás mesmo, ficam bravos. Sempre alerto as pessoas que chegam aqui que pensem bem antes de começar uma barganha. Se decidir começar, vá até o fim.

Ancient Military (em inglês)

Site sobre assuntos militares na antiguidade relacionados a diversas civilizações, inclusive a chinesa. Sobre a China, há textos a respeito de Sun Tzu e A Arte da Guerra, atividades militares, governo e os famosos Guerreiros de Terracota.


Linha do Tempo

Site da Globo com uma linha de tempo básica, que vai desde a pré-história até os dias atuais, passando pelas dinastias e por Mao Tse Tung e sua revolução.


Calendário chinês e a trilogia do tempo

Sem modéstia alguma, o melhor e mais completo texto em português a respeito do tradicional calendário chinês é de nossa própria autoria neste mesmo blog que você está lendo.

E para complementar, ainda preparamos dois ótimos textos correlacionados ao tempo na China antiga - e atual também, por quê não? Confira:


China Antiga

Blog do sinólogo André Bueno, com uma introdução à história da China antiga, cobrindo desde a dinastia Hsia (ou Xia) até o período Han.

Bueno tem um conjunto enorme de blogs sobre a China, que ele chama de Projeto Orientalismo, e que tratam dos mais variados aspectos, inclusive A Arte da Guerra. Se você estiver procurando por algum assunto específico da universo chinês, dê uma espiadinha mais apurada lá.


... os Zhou promoveram uma invasão do território [Shang] conduzidos por um rei chamado Wen, que tinha por objetivo findar com a sucessão de terríveis déspotas Yin que afligiam a sociedade. Após uma grande batalha, os Zhou derrubam os antigos soberanos e assumem o poder. Depois disso, o rei Wen é sucedido por Wu, cujas realizações consolidam a posição da nova dinastia. No entanto, ainda ocorreriam rebeliões e conflitos que só seriam resolvidos, após algum tempo, pelo Duque Zhou (Zhougong).

Séculos XIX e XX

Site de história do portal Terra, com um material bastante abrangente sobre a assim chamada Revolução Chinesa, compreendendo os séculos XIX e XX.



China History Forum (em inglês)

Forum com discussões em altíssimo nível sobre inúmeros aspectos da história da China, tanto antiga quanto contemporânea.

Um exemplo que acho fantástico, que me ajudará na ambientação do livro e que devo sumarizar e publicar aqui no blog é o tópico sobre as espadas da época de Sun Tzu. Mesmo que você não entenda o inglês, há muitas fotos de espadas antigas de bronze com mais de 2 mil anos de existência.

Bônus: A propósito de espadas, faço um parêntese para informar sobre 2 posts recentes que escrevi a respeito de 10 espadas famosas da China antiga:



Medicina Chinesa

Site português com muita informação histórica sobre a medicina tradicional chinesa, que aborda acupuntura, moxabustão e fitoterapia, entre outros.



Conclusão

Naturalmente, existem muitos outros sites, blogs e forums interessantíssimos onde é possível se aprofundar nestes e em outros assuntos que dizem respeito à China, Sun Tzu e A Arte da Guerra.

No entanto, considero estes ótimos pontos de partida, de onde se pode obter um excelente panorama do que foi e do que continua a ser a China.

Inté!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Escreva um comentário aí em baixo para o mundo saber o que você achou do post ou do blog. Se preferir, compartilhe o post e nos siga no Facebook ou no Google Plus.