A China antes da China e quando Sun Tzu

Mapa da China do período das Primaveras e Outonos, quando Sun Tzu atuou
<< Mais ou menos assim era a China de Sun Tzu -- via Wikipedia >>

Agora que fiz um apanhado geral dos treze capítulos d'A Arte da Guerra, vou passar a publicar aqui um monte de textos sobre o que tenho pesquisado da China antiga. Muito deste material será usado no livro e, alguma coisa, até de forma literal (de modo que peço muito gentilmente para você não ficar chateado se, quando estiver lendo o livro, tiver uma leve sensação de déjà vu).

Para início de conversa, é necessário esclarecer um ponto importantíssimo: a China que a gente acha que era China quando Sun Tzu era vivo, na verdade, não era China. Explico: até o ano 221 BCE existia ali naquela região muitos pequenos Estados, bem ao estilo Europa feudal, que por acaso tinham alguns traços étnicos e culturais em comum.

Ou seja, havia um monte de pequenas Chinas onde hoje é um pedaço da grande China, que ninguém na época chamava assim. E o que aconteceu em 221 que, mais uma vez, alterou os rumos da história? Bem, um dos estados mais poderosos de então, Qin, conseguiu dominar politica e militarmente todos os outros, unificando pela primeira vez os reinos considerados civilizados sob um único estandarte -- se bem que esse império nascente compreendia apenas uma parte do atual território da China.

A cronologia até a unificação é mais ou menos a seguinte:

  • Período Neolítico: cerca de (ca.) 6000 a ca. 1750 AEC
  • Período Erlitou: ca. 1750 a ca. 1500 AEC (ainda há dúvidas se fazia parte da Dinastia Shang ou não)
  • Dinastia Shang: ca. 1500 a ca. 1050 AEC
  •      Período Erligang: ca. 1500 a ca. 1300 AEC
  •      Período Anyang: ca. 1300 a ca. 1050 AEC
  • Dinastia Zhou (ou Chou) do Oeste: ca. 1050 a 771 AEC
  • Dinastia Zhou (ou Chou) do Leste: 771 a 221 AEC
  •      Período da Primaveras e Outonos: 771 a 475 AEC
  •      Período dos Estados Combatentes: 475 a 221 AEC

Veja que as datas situadas entre o período Neolítico e o início da dinastia Zhou são aproximadas, já que ainda há muitas incertezas arqueológicas, e os textos históricos não são lá muito confiáveis. Note também que a Dinastia Zhou do Leste é subdividida em dois períodos: Primaveras e Outonos e Estados (ou Reinos) Combatentes.


A época de Sun Tzu

Se "o" Sun Tzu existiu mesmo, e se os poucos antigos textos que o citam estão corretos, ele nasceu, viveu e morreu no Período da Primavera e Outono, mais (quase) precisamente entre 544 AEC (nascimento) e 496 AEC (morte). Ou seja, (independente da acuracidade histórica) a história que escrevo se passará principalmente neste período, que nada mais é do que a primeira parte da dinastia Zhou do Leste (ou Oriental, como queiram).

A diferença entre esta e a do Oeste (ou Ocidental), que é anterior (dá pra ver na cronologia acima), diz respeito a duas questões:

  • a primeira, que marca a nomenclatura, é a mudança da capital da dinastia da região oeste (Chang'an ou Xi'an) da então "China" para a região leste (Luoyang, o que é quase óbvio, não?)
  • a segunda, que está intrinsecamente ligada à primeira, trata do poder efetivo do dinasta: no primeiro período, o do Leste, tal poder era fato; no segundo, apenas nominal, já que a mudança de capital, por conta de um ataque bem sucedido, foi realizada com a ajuda dos vassalos, que passaram a alternar o governo do "mundo civilizado" em nome do "rei".

Também foi durante o Período da Primavera e Outono que viveu um dos maiores ícones da China, Kung Fu Tzu, que você provavelmente conhece como Confúcio (em inglês, Confucius). Note que seu nome no original também tem a mesma partícula do nome de nosso personagem: Tzu (cuja pronúncia assemelha-se a "zi"). A explicação é simples: Tzu não é um nome, e sim uma espécie de título, que pode significar nada menos que "mestre". Por isso que, em muitos textos sobre Sun Tzu, os caras fazem referência a ele como "mestre Sun", ou simplesmente "mestre".

Uma dificuldade que tenho nas minhas pesquisas sobre este período, além do fato de haver fortes evidências de que "o" Sun Tzu não existiu e de que o livro atribuído a ele (A Arte da Guerra) foi escrito após seu suposto tempo de vida, é a pouca informação disponível na internet sobre justamente o Período das Primaveras e Outonos. Nem os livros chineses antigos sobre este período consigo encontrar na rede. (Atualização: encontrei um destes livros, o Chunqiu Zuo zhuan em inglês; continue lendo abaixo para saber!!!)

Um exemplo, são os anais supostamente escritos por Confúcio, que deram nome ao primeiro período da dinastia Zhou do Leste (Anais da Primavera e Outono, ou Chunqiu em chinês) e que contam a história de Lu, Estado província onde ele teria nascido e vivido. Claro que não trato isso como um impedimento. É mais um desafio que, se não for vencido, será outro caso que se enquadra naquela famosa frase do não menos famoso Albert Einstein:

A imaginação é mais importante que o conhecimento.


(E longe de mim querer ser comparado a um Jules Verne ou Isaac Asimov. Eu, hein!)

3 comentários :

  1. Não consegui ler o artigo devido a: noticias do front; sun tzu e a arte da guerra (compartir): Sun Tzu... seguir... enfim, não vou partilhar ne seguir porque devido a estas caixas todas abertas o artigo perde-se e não se consegue ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. É uma pena, MioGong.

      Tinha a impressão de que essa coluna da esquerda, onde ficam essas caixas que você citou, não atrapalhava a leitura do artigo, que fica à direita.

      Se você puder explicar melhor o problema, certamente buscarei um jeito de melhorar a experiência de leitura.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

      Excluir

Escreva um comentário aí em baixo para o mundo saber o que você achou do post ou do blog. Se preferir, compartilhe o post e nos siga no Facebook ou no Google Plus.