Sun Tzu, Segunda Guerra, Vietnã e Guerra Civil dos EUA

Parece que nada disso poderia ter a ver com o livro de estratégia A Arte da Guerra, a não ser o fato de tudo ser guerra, certo? Bem, de acordo com o documentário do History Channel, ao qual me referi neste outro texto, o uso dos ensinamentos de Sun Tzu poderia ter sido determinante para se prever o resultado de cada um destes eventos.



De fato, o vídeo consegue ser bem convincente ao analisar as táticas e estratégias utilizadas pelos líderes de cada lado envolvido nos combates e fazer referências a passagens específicas do texto chinês. Os destaques vão para:


O documentário também nos brinda com detalhes sobre a campanha de Sun Tzu, à frente das tropas da província de Wu, contra o exército de Chu -- supostamente 10 vezes superior em número de soldados.

Resumo da ópera

Se você se interessa por qualquer assunto relacionado neste texto, assista ao documentário, pois vale muito a pena. Se não conseguir ver no Youtube, ele está disponível para venda em DVD pelo site do History. Se não puder comprar, ou não quiser, há diversos downloads pela internet.

Eu já tenho o meu!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Escreva um comentário aí em baixo para o mundo saber o que você achou do post ou do blog. Se preferir, compartilhe o post e nos siga no Facebook ou no Google Plus.